Histórico dos Encontros

Hortigranjeiros e a história da nossa gente

Uma trajetória de resiliência e de mobilização da comunidade de Santa Rosa, que marcou a história da região. É assim que foram traçados os passos e o rumo do Encontro Estadual de Hortigranjeiros durante mais de três décadas.

Quando iniciou, na década de 80, a proposta era singela, mas consistente pela união e conhecimento do grupo. “A ideia é levada inicialmente ao debate do Senhor Prefeito Municipal, Dr Erni Friedrichs que através de uma reunião do Secretariado, recebe o apoio, e surge então o 1º Encontro Estadual de Hortigranjeiros e a 1ª Mostra de Produtos Caseiros e Artesanato Rural. Após receber o apoio, a iniciativa é levada aos produtores que receberam de bom grado a ideia e ato contínuo à Emater como primeira parceria do Chefe do Escritório Municipal, Engº Agrº Mauro Silveira Garcia, que conjuntamente com toda a equipe de técnicos e pessoal administrativo abraçaram a causa”. (MORAGINSKI, Eclair. História dos Encontros Estaduais de Hortigranjeiros. 1996, p.12).

Foi em 9 de agosto de 1983, inserido na programação de aniversário do Município, que lideranças e agricultores davam o passo inicial da consolidação do sonho com a realização da 1ª Mostra, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, sob a coordenação de Eclair Kruger Moraginski.

O evento coordenado pela Secretaria Municipal de Expansão Econômica, contou com o engajamento de diversas entidades na organização do evento como Emater/RS-Ascar, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (AENORGS), Secretaria da Agricultura, 17ª Delegacia de Educação, CRES, APAN, CMP Meio Ambiente, Cooperativa Mista São Luiz e Cotrirosa.

O público do evento foi considerado um sucesso: 15 mil pessoas em apenas um dia, sendo que a feira durou em torno de duas horas e meia.

Desde então, a feira seguiu em uma evolução constante, traçando uma história de amor à terra e uma visão empreendedora em relação a diferentes cadeias e setores que movimentam a economia, promovem o engajamento social e impulsionam o desenvolvimento de nossa região.

A feira cresceu, assim como a união e o envolvimento de voluntários, promotores, apoiadores e patrocinadores.

Conheça mais sobre essa história:

 

Realização

                

 

Patrocínio

                                                                                                                              

Apoio

                                                                                

Produtor Cultural