skip to Main Content
Eclair Kruger Moraginski
Coordenador

6ª Mostra de Produtos Caseiros e Artesanato Rura

Data: 06 a 07/08/88
Coordenador: Eclair Kruger Moraginski
Coordenação: Secretaria de Expansão Econômica
Apoio: EMATER, Associação Santa-Rosense dos Artesãos, SESC, Associa Santa-Rosense dos Apicultores, Associação dos Ranicultores, CRES.

DESTAQUES:
Fundação da Associação de Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (APRHOR)
Na data de 7 de abril de 1988, no Centro Cívico Municipal foi realizada uma reunião com os produtores de hortigranjeiros de Santa Rosa. Na ocasião, o estatuto APRHOROSA, sigla da Associação de Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa foram discutidos, avaliados e aprovados.
A primeira diretoria, eleita e empossada na data, teve a seguinte nominata:

Presidente:DENIR FROSI
Vice-Presidente:ELEMAR WEBER
1º Secretário: LÚCIO SÉRGIO WOYCIECHOSKI
2º Secretário: CLETO BORTOLI
1º Tesoureiro: ALDO AQUINO
2º Tesoureiro: PEDRO PAULO SANFELICE
Conselho Fiscal: – Titulares: RAMÃO BATISTA, ALVINO HEIMERDINGER, CARLOS JEK
Suplentes: ELOI PENKE, NILDE MARAFIGA, VALDIR MATIAZZI

Inauguracão do Mercado Público Municipal
No dia 06 de agosto de 1988, concretizou-se uma antiga reivindicação dos produtores hortigranjeiros, manifestada, concretamente, desde o 1º Encontro Estadual, ou seja, a construção de um Mercado Público. Os produtores que há anos vendiam seus produtos a abertos na Rua Santos Dumont, entre o Clube Concórdia e a Fundação Educacional Machado de Assis, passam a contar com um espaço amplo e adequado para a comercialização.
A obra foi iniciada em dezembro de 1987 e inaugurada pelo Prefeito Municipal Friderichs durante a Semana do Município.
Em terreno de 3.000m2, cedido pela Rede Ferroviária Federal S.A., situado no tro da cidade, a edificação de estrutura metálica, divisões de alvenaria, conta co boxes para expositores, sala de administração, 2 depósitos, 2 conjuntos sanitários, perfazendo uma área de 1.325,10 m2 de construção.
O sistema viário foi ampliado com o prolongamento da Rua Teixeira Mendes e implantação de acesso pavimentado ao redor do imóvel.
Os custos foram estimados em Cz$ 22.200.000,00
No momento da inauguração, convém salientar o trabalho conjunto da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Expansão Econômica, com a EMATER, que procuravam reverter a situação em que se encontrava o Município, onde em 1983, se produzia somente 6% dos produtos hortigranjeiros consumidos e existiam somente 8 produtores participando da Feira Livre. Na inauguração do Mercado Público já se produziu 60% do produto consumido em nosso município, contando com 35 produtores que comercializam diretamente com o consumidor e um total de 80, em fase inicial de produção.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com