skip to Main Content

Mercado Público levará o nome de Eclair Moraginski

A Câmara aprovou projeto de iniciativa do Vereador Nelci Dani denominando o Mercado Público Municipal de Eclair Krüger Moraginski. Segundo Dani, sua proposta é um reconhecimento do povo de Santa Rosa com o trabalho dedicado que a figura do hoje então, ente querido Eclair prestou à Santa Rosa. Foi ele um dos idealizadores da criação de um espaço para os produtores rurais comercializassem seus produtos, hoje o então Mercado Público, na gestão do ex-prefeito Erni Friderichs, e também foi dele a iniciativa da criação do Encontro Estadual de Hortifrutigranjeiros.


Eclair foi professor em diversas instituições de ensino, foi e teve uma atuação muito relevante em diversas entidades e instituições da região. Foi criador do primeiro CEBEM do estado. Moraginski faleceu em 2005, vitima de um acidente de trânsito, e um ano antes de sua morte recebeu da Câmara o título de Cidadão Benemérito de Santa Rosa. Na ocasião falando sobre a homenagem ele disse que era um dos maiores registros que um cidadão poderia levar em sua bagagem. “Quero devolver isto com mais trabalho em favor de nossa querida Santa Rosa”, frase dita por Eclair quando recebeu a homenagem em maio de 2004.


Dani destacou que nomes como de Eclair devem ficar na memória do município e o local adequado para este registro é o Mercado Público Municipal. “Devemos manter a história do município sempre viva na memória da população através de nomes de pessoas que contribuíram com o desenvolvimento do município e Eclair é um deles”, ressaltou Dani. O projeto aprovado segue para a sanção do Prefeito e que deverá colocar uma placa no local.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores – imprensa@camarasantarosa.rs.gov.br

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com