skip to Main Content

Horta foi palco do Lançamento do 24º Encontro Estadual de Hortigranjeiros

O plantio simbólico de uma muda de alface pelo Prefeito Municipal de Santa Rosa, Alcides Vicini e o presidente do 24º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, Rogério Steffen, marcou na tarde desta terça-feira, 28 de agosto, o lançamento oficial do 24º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. O evento de lançamento aconteceu na horta da propriedade rural de Adenir Bortoli e família, na comunidade Esquina Candeia Baixa, em Santa Rosa.



A atividade iniciou com a saudação do agricultor familiar, Adenir Bortoli, que desejou a todos as boas vindas. O agricultor fez um relato da história da propriedade, contando que a família ingressou na atividade de produção de hortigranjeiros há 15 anos, quando ele, tendo saído da propriedade para estudar, estava morando na cidade. “O pai começou a produzir hortigranjeiros para vender no Mercado Público, e o retorno financeiro começou aparecer. Resolvi voltar para casa e auxiliar no trabalho. Passamos a investir na atividade”, disse. Bortoli lembrou das dificuldades enfrentadas nestes anos. “Muitas vezes erramos, aplicamos tecnologias que não deram certo, mas tudo serviu como lição”. A propriedade da família Bortoli hoje é uma das mais tecnificadas do município. Sistemas de estufa e irrigação modernos são utilizados para a produção dos produtos hortigranjeiros, comercializados três vezes por semana no Mercado Público de Santa Rosa. “Temos que se adequar à produção a modernidade e as demandas dos consumidores. Essa é à base do sucesso”, conclui o agricultor. Instituições como a Emater/RS e Prefeitura Municipal foram destacadas como fundamentais neste processo. O trabalho na propriedade é familiar e Adenir conta com apoio da esposa, da filha e dos pais. À família ele fez um agradecimento especial.



O presidente do 24º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, Rogério Steffen, iniciou sua fala recordando, no idioma alemão, as origens da infância rural, quando a horta era um espaço de trabalho familiar.  Steffen destacou a importância destas famílias que conquistam seu sustento no meio rural, enquanto muitas outras lotam os bolsões de miséria das cidades grandes.   Steffen lembrou que o trabalho das famílias que trabalham na agricultura para garantir o sustento da sociedade, é árduo e constante. E concluiu dizendo: “se cada um fizer a sua parte, como esta família fez, em pouco tempo, chegaremos a uma sociedade mais desenvolvida e justa”.



O prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, orgulhoso de ter sido um dos criadores do 1º Encontro de Hortigranjeiros destacou a longa caminhada para que o evento chegasse a sua 24ª edição, com muita diversidade e participação. Desejou a toda a comissão um ótimo trabalho até o inicio do evento, em 04 de outubro. “E que o 24º Encontro de Hortigranjeiros seja um evento de muitas cores: o verde das alfaces, laranja das cenouras, vermelho dos morangos e é claro, o azul do céu”, finalizou o prefeito.



Participaram da solenidade de lançamento as soberanas do 24º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, autoridades da região, promotores, patrocinadores e comissões organizadoras do evento e representantes de meios de comunicação.


Hortito é o nome mascote do Encontro


Logo após o pronunciamento das autoridades e a visitação a propriedade dos Bortoli, foi realizado o lançamento da campanha publicitária do 24º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, que a partir da próxima semana será veiculada na mídia regional.   O slogan da campanha deste ano é “A força da terra na sua mesa”, e tem como objetivo resgatar a importância dos produtos hortigranjeiros no Encontro.



Na ocasião foi apresentado a comunidade e imprensa regional o novo mascote (gimic) do Encontro de Hortigranjeiros. O mascote chama-se Hortito e simboliza o produtor e a fartura de produtos hortigranjeiros da região.   O nome do mascote foi escolhido através de uma pesquisa interativa realizada nos últimos dias na RBS/TV.  Também foram apresentadas todas as peças – jingle, vt, cartaz, folderes – produzidos pela empresa de publicidade LCK de Comunicação para divulgação do evento.


Para encerrar foi servido aos presentes um coquetel com produtos da terra.


O 24º Encontro Estadual de Hortigranjeiros acontecerá de 4 a 7 de outubro de 2007, no Parque de Exposições de Santa Rosa – RS. É uma promoção da Emater/RS, Prefeitura Municipal de Santa Rosa e Associação dos Produtores de Hortigranjeiros (APHROSA). A entrada no evento é gratuita.


Patrícia Kolling
Assessoria de Imprensa do Encontro
(55) 8127 9132

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com