skip to Main Content

Comissão prepara novidades para Mostra da Terneira no 30º Hortigranjeiros

Animais de agricultores familiares devem ter espaço de destaque durante o 30º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, que ocorrerá de 2 a 6 de outubro, em Santa Rosa. Uma comissão especial foi organizada para preparar a Mostra da Terneira, que deve apresentar animais das raças Holandesa, Jersey, Gir Holando de duplo propósito, entre outras.

Algumas propostas para o evento deste ano foram apresentadas durante encontro da comissão organizadora, na última semana. Entre as novidades, a ampliação do número de animais esperados em relação ao ano passado e a promoção de um dia de campo. “É uma oportunidade para mostrar o potencial da agricultura familiar. A expectativa é que participem do evento aproximadamente 200 animais, oriundos de 16 municípios da região. Serão duas possibilidades de participar: na Mostra ou no Concurso”, esclarece a vice-presidente do Hortigranjeiros e gerente adjunta da Emater/RS-Ascar, Neida Frohlich.

O concurso morfológico será dividido em seis categorias, de acordo com a idade do animal. Antes da feira, médicos veterinários da Emater/RS-Ascar devem visitar as propriedades dos agricultores familiares interessados em participar para conhecer os animais e orientar sobre a participação no evento.

No Dia de Campo, que ocorrerá na quinta e na sexta-feira (03 e 04/10) pela manhã, serão apresentados aspectos sobre a criação da terneira, manejo de pastagens, produção de leite, entre outros temas. “Nossa ideia é focar para além da genética: a criação. De nada adiante ter um bom material genético se o manejo e a criação do animal não forem coerentes”, destacou o presidente do 30º Hortigranjeiros, Vânio Heimerdinger.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com