skip to Main Content

Morre o idealizador do Hortigranjeiros

Nascido 12 de agosto de 1943, há 61 anos, casado com Ely Rigo Moraginski, pai de Adriana, professor da UNIJUÍ e consultor do SEBRAE, morreu no último 21 de abril, Eclair Krüger Moraginski, no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, por seqüelas de um acidente de trânsito. Foi sepultado no Cemitério Municipal de Santa Rosa, na sexta-feira, 22 de abril. Recebeu inúmeras homenagens, de gratidão, pelos serviços prestados e por ter se doado a comunidade. Era doador, seus órgãos salvaram outras vidas.

Foi uma pessoa comunitária que deixou sua marca na cidade. Sua missão aqui na terra foi de uma expressiva ação, na liderança comunitária e religiosa. Menino, nascido no Lajeado Figueira, filho de Américo e Magdona Moraginski, sempre teve sua vida ligada aos hortigranjeiros. Quando pequeno, ajudava seus pais na produção de hortigranjeiros e levava o leite para os clientes da família, na cidade. Na época os produtos eram comercializados num feirão na rua em frente o Clube Concórdia. Naquele tempo os produtores chegavam ainda de madrugada e colocavam os produtos em caixote para vende-los aos consumidores. A feira terminava por volta das sete horas da manhã para liberar a rua para o trânsito.

Eclair viveu toda a história dos produtores de hortigranjeiros. Em 1983, assumiu por convite do Prefeito Erni Friderichs, a Secretaria de Expansão Econômica. Preocupado com os agricultores, mobilizou as cooperativas de produção, os técnicos da EMATER, e os próprios produtores e criou uma nova política para a produção de hortigranjeiros. O principal objetivo era a produção para a auto-suficiência, sem uso de agrotóxicos, com culturas adaptadas ao clima local.

Com esta mobilização, em 1983, surgiu o 1º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, proporcionando aos nossos produtores, mostrarem seus produtos através de uma feira estadual. Hoje os feirantes estão organizados na APRHOROSA – Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa. Em 1988, foi inaugurado o Mercado Público Municipal, onde oportunizou uma condição melhor para os produtores comercializarem seus produtos aos consumidores. Com tudo isto, os produtores tiveram um salto em quantidade e qualidade na sua produção. Eclair faz parte e se confunde com a própria história dos hortigranjeiros de Santa Rosa.

Eclair: nós preferimos lembrar pela sua alegria, pelo seu entusiasmo, pelo seu espírito comunitário, pelos seus feitos. Contigo aprendemos olhar a vida de forma mais dinâmica, diferente e otimista. A ti e a tua família a homenagem e gratidão do Encontro Estadual de Hortigranjeiros. Valeu, Mestre!
Santa Rosa – RS – Brasil
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com