skip to Main Content

Lançamento Oficial do Hortigranjeiros é realizado em Santa Rosa

A Comissão Central do Encontro Estadual de Hortigranjeiros está conduzindo um novo momento do evento que chega à 33ª edição em 2019. Novidades e peças publicitárias foram apresentadas nesta quinta-feira (22/11), durante o lançamento oficial do Hortigranjeiros, em Santa Rosa, e reuniu lideranças, imprensa, parceiros e integrantes da comunidade.
O lançamento foi realizado na propriedade do casal de produtores, Luís Sérgio e Ângela Tosin, no Km 03, como forma de reiterar a proximidade do evento com a essência da agricultura familiar.

Identidade do 33º Hortigranjeiros
Peças publicitárias que irão compor a divulgação foram apresentadas pela LM Propaganda. Com o slogan “Inovar para Transformar” e a organização de diferentes atrativos, a 33ª edição procura firmar o Encontro Estadual de Hortigranjeiros como a maior feira tecnológica da agricultura familiar do Rio Grande do Sul. A aliança entre inovação, agricultura, tecnologia e a identidade regional foi reforçada no material de divulgação elaborado.
O vídeo institucional, produzido pela Reveli Conteúdo, reiterou a identidade e os principais atrativos da feira, que recebe a cada dois anos em torno de cem mil pessoas no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson.

Expectativas
“Estamos preparando um Hortigranjeiros marcado pela apresentação de tecnologias, em que a inovação para a transformação é meta principal”, afirma o presidente da edição, Aldir Mallmann. A fala do presidente também foi marcada por agradecimentos aos parceiros, voluntários e imprensa. “O lançamento do evento em uma propriedade revela nosso foco voltado ao produtor, à diversificação. Queremos mostrar que com pequenas culturas podemos ter um grande retorno na propriedade”, afirmou.

Ele lembrou ainda o lançamento do Hackathon, na manhã desta quinta-feira (22/11), oportunidade em que os integrantes da Comissão de Inovação e Tecnologia, Germano Buttow e Facundo Nuñez, levantaram demandas no setor de hortigranjeiros, junto a cooperativas e agricultores familiares que irão compor a problemática da maratona tecnológica a ser realizada durante o Hortigranjeiros.

A parceria entre produtores e entidades promotoras, como a Emater/RS-Ascar e a Prefeitura de Santa Rosa, foi reiterada na fala do presidente da Associação de Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aprhorosa), Valdenir da Silva. “Para além do evento, contamos sempre com grandes parceiros, como a Emater, que nos visitou e incentivou para chegar aonde chegamos. Ao Hortigranjeiros fica o nosso agradecimento, por mais uma oportunidade de estarmos reunidos”, reconheceu Valdenir. Na mesma tônica, o agricultor Luís Tosin, que cedeu a propriedade para a realização do lançamento, destacou que para os produtores o Hortigranjeiros é uma importante oportunidade de mostrar o que é produzido nas propriedades, divulgando também o trabalho no Mercado Público e oportunizando a ampliação da renda. “A área cultivada de 1,5 hectares foi o que proporcionou o estudo para nossas filhas e garantiu uma vida digna. É valoroso poder trabalhar e ter rendimento, o retorno da propriedade”, afirmou.

O prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, destacou a honra de realizar o lançamento do evento na propriedade que também é da sobrinha de Eclair Moraginski, o primeiro presidente do Encontro Estadual de Hortigranjeiros e precursor de importantes conquistas, como o Mercado Público de Santa Rosa. “O sucesso deste evento também se deve a virtudes construídas junto com o Hortigranjeiros e que devem continuar sendo referência como a retidão de princípios e o respeito à vida”, afirmou o prefeito.

O gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, Ademir Renato Nedel, reiterou a parceria e a disponibilidade da Instituição em promover eventos que engrandeçam a agricultura da região e contribuam para o desenvolvimento das comunidades.

A feira, que focará inovações tecnológicas em sua próxima edição, abre espaço também para a Indústria e Comércio, Mostra da Pecuária, Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar, Pavilhão da Agroindústria e Hortigranjeiros, Cozinha Experimental, apresentações culturais, artesanato, economia solidária, educação e cultura, pequenos animais, plantas medicinais e gastronomia.

Homenagem
Os integrantes da Comissão da Fenasoja 2020, presidente Elias Dallalba e o coordenador Cléo Rockenbach, realizaram a entrega de uma placa em homenagem ao Hortigranjeiros. “O Hortigranjeiros e a Fenasoja são filhos desta Terra, temos que agradecer a receptividade da comunidade, nos unir e fortalecer”, afirmou Dallalba, ao entregar à placa ao presidente Aldir Mallmann.

Próxima edição
A 33ª edição do Encontro Estadual de Hortigranjeiros é uma promoção da Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Santa Rosa e Associação de Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aprhorosa). O evento, com entrada gratuita, acontece de 09 a 13 de outubro de 2019.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com