skip to Main Content

Contagem regressiva para o 28º Hortigranjeiros

Esse mês inicia a contagem regressiva para o 28º Encontro Estadual de Hortigranjeiros em Santa Rosa, que será realizado nos dias 8 a 12 de outubro no parque de exposições Alfredo Leandro Carlson. Esse ano a feira terá várias novidades aos visitantes, além das já tradicionais como: mostras do gado leiteiro, de corte e mostra de eqüinos.


A comissão responsável pela bovinocultura de corte estará trazendo aos visitantes a exposição e julgamento da Raça Brahman e Braford. “A novidade para essa feira será a Raça Braford, sendo mais uma opção de criação nas propriedades, uma raça que contabiliza bons resultados em todo o  seu processo. Também estarão  expostos exemplares de outras Raças como: Nelore e Aberdeen Angus” destaca o responsável pela comissão de bovinocultura de corte Rodrigo Ritt.


As expectativas são grandes no gado de corte, afirma Rodrigo, são esperados mais de 100 animais. “A bovinocultura de corte possibilitará para este ano que o visitante, seja ele criador ou não, a oportunidade de conhecer, observar, trocar experiência, fazer um bom negócio, pois os animais que estarão em exposição serão de muito boa qualidade”.


Além do gado de corte a feira terá a exposição de gado leiteiro, onde serão expostos 110 animais das Raças Holandesa e Jersey. Também será realizado o julgamento morfológico das terneiras e novilhas, assim como a continuidade da premiação Leite do Futuro: “A premiação Leite do Futuro é um estímulo para os filhos e filhas de produtores que participam desse concurso e tem o objetivo de mostrar a atividade leiteira como uma profissão do futuro e também uma forma de gostar da atividade e sentirem-se orgulhosos dela”, relata o responsável pela comissão de bovinocultura leiteira Augusto Moroni.



Segundo Moroni, a expectativa para o hortigranjeiros desse ano é uma participação maior de expositores da região, pois serão várias as premiações em dinheiro para as duas categorias, além de um maior desenvolvimento genético e comercialização dos animais.


A feira também terá a exposição de 120 cavalos específicos da Raça Crioula.  “Estaremos realizando além da exposição morfológica de Primavera, a concentração de cavalos crioulos machos. Teremos  uma prova de paleteada e de campereada, sendo que as finais dessas provas acontecem em Esteio, reunindo todos os classificados em provas prévias que aconteceram em todo o Brasil”, afirma o responsável pela comissão de Equinocultura Orlando Kaefer.



Orlando ressalta a importância do cavalo crioulo em nosso cotidiano: “procurem conhecer melhor o cavalo crioulo, é dócil, de boa índole, não serve somente para provas do freio de ouro, mas para passeios, cavalgadas e terapias, afinal o nosso cavalo crioulo é também  ‘símbolo’ do Rio Grande do Sul”. O 28º Hortigranjeiros tem entrada gratuita.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com