skip to Main Content

Animais da Agricultura Familiar são premiados em Julgamento Morfológico

Uma das principais atrações do 30º Encontro Estadual de Hortigranjeiros em Santa Rosa, a Mostra da Terneira reuniu 50 expositores da agricultura familiar oriundos de 13 municípios. A exposição pode ser conferida durante os cinco dias do evento, que aconteceu da última quarta-feira (02/10) até o domingo (06/10).

Segundo a extensionista da Emater/RS-Ascar Carina Scalco que auxiliou na coordenação do evento, no total, 176 animais participaram da exposição, que evidenciou uma das potencialidades da agricultura familiar. A maioria dos integrantes da Mostra também participou de julgamento morfológico. “Os animais foram divididos em seis categorias da raça Holandesa, seis da Jersey e quatro da Jerso Holando”, explicou Carina.

A performance e a relação do animal com filhos de agricultores familiares também foi reconhecida na categoria ‘Herdeiros do Leite’. Segundo Carina, “a proposta da categoria é despertar o interesse da criança pela propriedade e estimular a sucessão familiar”. O primeiro lugar desta categoria ficou com Núbia Winter, de 10 anos, moradora de Alecrim. Já o 2º lugar foi para Fabrício Grzelak, 14 anos, de Campina das Missões. Levou a 3ª colocação, Thanael Dall Alba, 12 anos, de Porto Mauá.

O assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar e coordenador da Mostra da Terneira, engenheiro agrônomo Ivar Kreutz destacou que a Mostra e o posterior concurso foram realizados com a consciência de que “a cada agricultor que sai da propriedade, a região empobrece. A atividade leiteira é extremamente importante e temos que celebrar todas as oportunidades”.

Premiação

A entrega oficial da premiação aconteceu neste domingo (06/10), na sede da Etnia Alemã, paralelamente ao 30º Hortigranjeiros.  Todas as categorias receberam troféus e premiação específica, de acordo com a colocação. Os principais vencedores foram Fábio Kasper, de Campina das Missões, proprietário de animal que ficou como grande campeão da raça Jersolando. A reservada desta modalidade é de Édio Braun, de Santa Rosa.

Já a grande campeã da raça Jersey é de Adolar Kessler, morador de São Paulo das Missões. Como reservada ficou a novilha de Emerson Roberto Monske, representante de Giruá. 

Da raça holandesa, a grande campeã é de propriedade de Cristiano Braun, de Santa Rosa, e a reservado é de Ilário Griep, vindo de São Paulo das Missões.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com