skip to Main Content

25º Encontro Estadual de Hortigranjeiros: faltam 10 dias

Faltam menos de 10 dias para o início do 25º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, que acontece no Parque de Exposições de Santa Rosa, reunindo mais de 450 expositores oferecendo qualidade e diversidade de produtos de hortigranjeiros, agroindústrias, artesanato, floricultura, indústria e comércio. Também estará em evidencia no evento, o setor da pecuária, com a exposição, julgamento e comercialização de centenas de ovinos, bovinos de corte e leite, suínos, eqüinos e aves. Pela primeira vez, estará sendo realizado, no 25º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, o Shopping de Animais, um espaço organizado exclusivamente para a comercialização de ovinos, eqüinos e bovinos de corte.


As áreas da ovinocultura e suinocultura, além da exposição e comercialização estão investindo na culinária a base destas carnes.  A Comissão de Ovinocultura realizará, no dia 12, um Curso de Cortes de Carne Ovina, junto ao Núcleo de Alimentos da UNIJUÍ e o Jantar “Cordeiro ao Prato”. A Comissão da Suinocultura apresenta como principal novidade, o Leitão Pizza – uma pizza que substitui a tradicional massa, por uma manta de carne suína. O prato será oferecido no Restaurante dos Suínos e também lançado oficialmente no sábado, dia 13, na Pirâmide da Suinocultura.


Comercialização de hortigranjeiros tem incentivo


Os hortigranjeiros terão destaque, pela diversidade e qualidade de produtos oferecidos, ressalta o Presidente da Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa, Valdenir da Silva. Serão oito produtores de hortigranjeiros participando do evento.


A presidente do 25º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, Édila Camargo, evidencia o incentivo oferecido a este grupo de expositores, que não tem custos para a ocupação do espaço. “Teremos também a premiação para quem comprar destes expositores”, evidencia Édila. A cada cinco reais em compras de hortigranjeiros os visitantes terão direito a uma cautela para concorrer a prêmios.


O agricultor Adenir Bortoli é um dos produtores que irá comercializar produtos no evento. Adenir que está se preparando para Encontro, no planejamento e plantio das hortas a cerca de 4 ou 5 meses, levará  ao Parque em torno de seis diferentes tipos de produtos. “Este ano iremos levar menos variedade de produtos e maior quantidade”, destaca o produtor. A comercialização durante os quatro dias de evento, destaca Adenir, representa o equivalente a cerca de meio mês de faturamento de vendas no Mercado Público.


Adenir participa desde o primeiro Encontro de Hortigranjeiros, que aconteceu em 1983. O evento tinha como objetivo provar aos produtores de Santa Rosa, que a região tinha mercado e capacidade de produção. O encontro teve a participação de dezenove produtores de Santa Rosa e região, com um público de 5 mil pessoas. A criação deste evento foi uma das ações de incentivo e fomento ao cultivo de hortigranjeiros para abastecer o mercado local.


Hoje Santa Rosa possui cerca de 70 produtores de hortigranjeiros, totalizando uma área cultivada de 60 hectares. A produção atende de 60 a 80% da demanda da comunidade local, variando de acordo com a época do ano.


Juntamente aos hortigranjeiros, no Pavilhão 12, estarão instalados os estandes das agroindústrias e produtos caseiros. Serão 19 diferentes empresas de todo o Estado, expondo e comercializando  produtos como queijos, pães, cucas, massas, produtos a base de soja, bebidas e outros.


O 25º Encontro Estadual de Hortigranjeiros é promovido pela Prefeitura Municipal de Santa Rosa, Emater/RS e Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa. A entrada é gratuita.


Suinocultura lança Leitão Pizza


A principal atração que a Comissão da Suinocultura do 25º Encontro Estadual de Hortigranjeiros está programando é o lançamento do Leitão Pizza. “O prato substituirá a tradicional massa de pizza, por uma manta de carne suína. Os recheios serão os mesmos de uma pizza”, explica o integrante da Comissão de Suinocultura, Edson Gross. O prato será servido nos dias do evento, no cardápio do restaurante da Suinocultura e também será lançado na Pirâmide da Suinocultura, no sábado, dia 13, às 19h30min. “Queremos oferecer a comunidade mais um prato a base de carne suína, mostrando a diversidade de receitas que podem ser produzidas com esta carne”, disse Gross.


A Suinocultura ocupará um amplo espaço na área externa do Parque, no qual estarão instaladas empresas de equipamentos, genética e nutrição de suínos.


Assessoria de Imprensa
Patrícia Kolling
55 8127 9132

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com