skip to Main Content

Seminário de Gestão Contemporânea valoriza idealizador do Encontro de Hortigranjeiros

Um caloroso e emocionado debate sobre o empreendedorismo e articulação comunitária na produção de Hortigranjeiros em Santa Rosa, encerrou na sexta-feira, dia 05 de outubro, o IX Seminário de Gestão Contemporânea, organizado pelo Curso de Administração da UNIJUÍ.



O debate de sexta-feira aconteceu no auditório do Centro Administrativo do Parque de Exposições, junto ao 24º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. O agrônomo da Emater/RS Municipal de Santa Rosa, Luiz Pedro Trevisan, iniciou sua exposição contextualizando a evolução do setor em Santa Rosa. No início da década de 80, Santa Rosa importava 90% dos produtos hortigranjeiros – frutas, verduras e legumes – para atender a demanda dos consumidores locais. Eram apenas 12 produtores que se dedicavam a produzir estes produtos.  Hoje são cerca de 60 agricultores integrados a Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa, que são responsáveis por abastecer 50% do mercado local. “Foi uma longa caminhada de convencer os agricultores que havia demanda para estes produtos e que era uma atividade viável”, lembra Trevisan. O trabalho foi desenvolvido em parceria pela Emater/RS, Prefeitura Municipal, Associação de Produtores e outras entidades.



Na seqüência o prefeito Alcides Vicini falou sobre um dos incentivadores da produção de hortigranjeiros na região e criador do Encontro de Hortigranjeiros, Eclair Krüger Moraginski, in memória. Eclair, que foi professor da UNIJUÍ, no início da década de 80 iniciou em Santa Rosa um trabalho de mobilização e organização dos agricultores para a produção de hortigranjeiros, com objetivo de aumentar a produção na região e também de criar um espaço adequado para a comercialização dos produtos. Na época os hortigranjeiros eram vendidos em uma feira ao ar livre no centro de Santa Rosa. “O projeto dos hortigranjeiros refletia a vida do Eclair, que junto com seus pais também comercializou produtos na feira”, disse o prefeito. Vicini lembrou a inquietude, o entusiasmo e a persistência de Eclair ao conduzir este projeto, que se constituiu na construção do Mercado Público em Santa Rosa, no crescimento da produção da região e nas continuas edições do Encontro de Hortigranjeiros.  O prefeito lembrou ainda o espírito de liderança, determinação, competência a serviço da comunidade de Eclair Krüger Moraginski, e a crença dele nas pessoas e em Cristo. “Foi uma pessoa que se tornou significativa, pois sabia servir a comunidade, e isto era motivo de alegria para ele. Sua vida, de doação a comunidade, deve servir de exemplo a todos nós”, conclui Vicini.  No encerramento do debate, a coordenação do 24º Encontro Estadual de Hortigranjeiros e o Curso de Administração da UNIJUÍ prestaram uma homenagem a Eclair, entregando a sua esposa, Eli Rigo Moraginski uma cesta com produtos adquiridos dos expositores do 24º Encontro.


O IX Seminário de Gestão Contemporânea, no dia 02 de outubro promoveu palestra sobre o tema: Cenários e Tendências do Agronegócio, ministrada pelo professor Dr. Argemiro Luis Brum e mediação do professor. Jorge Oneide Sausen e no dia 03 de outubro o tema em discussão foi o Empreendedorismo, Energias e Desenvolvimento: o Caso da COOPERLUZ.


Jornalista Patrícia Kolling
Assessoria de Imprensa
(55) 8127 9132

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com