skip to Main Content

Hortigranjeiros participa de reunião com Fepagro e EMATER na Capital

A Presidência do 26º Encontro Estadual de Hortigranjeiros e representantes do COREDE Fronteira Noroeste, estiveram reunidos na Fundação de Pesquisa Agropecuária do RS – FEPAGRO, para buscar apoio tecnológico para as demandas da região. Participaram da reunião em Porto Alegre: o Diretor Administrativo, Paulo E. Rekziegel, o Diretor de Pesquisa, José Ricardo Pfeifer Silveira, o Presidente do Hortigranjeiros, Edson Gross, o Presidente do COREDE Fronteira Noroeste, o Coordenador da Comissão de Ciência e Tecnologia do Hortigranjeiros, Prof. Pedro Luís Büttenbender (Unijuí), o Secretário Executivo do COREDE Fronteira Noroeste e Coordenador da Comissão de Agroindústrias do Hortigranjeiros, Rafael Tiago Godoy.


Na oportunidade, foram definidos os seguintes encaminhamentos estratégicos:



  • Abertura de estudos para a instalação em cooperação com as entidades da região de um Centro Regional de Pesquisa,  desenvolvimento e difusão de tecnologias em hortifrutigranjeiros na região Fronteira Noroeste.
  • Apoio e participação de pesquisadores da FEPAGRO no Seminário sobre Desafios e perspectivas tecnológicas da produção de Hortigranjeiros, a ser realizado no final de agosto em Santa Rosa/RS.
  • Apoio em Visita técnica da região para o HORTISERRA, em maio de 2009.
  • Apoio de Técnicos e Monitores para um Programa de Capacitação e Cursos sobre Hortigranjeiros e Agroindústrias, a ser desenvolvido na Fronteira Noroeste.
  • Apoio no convite e mobilização para a exposição de máquinas e tecnologias inovadoras durante o Hortigranjeiros.
  • Participação direta da FEPAGRO no 26º Hortigranjeiros, com a exposição e apresentação dos programas e tecnologias da FEPAGRO nas diferentes áreas de atuação.

Estes encaminhamentos são resultado de reuniões anteriores realizadas com o Secretário de Ciência e Tecnologia, Artur Lorentz, e o Presidente geral da FEPAGRO, Benami Bacaltchuk. Segundo Prof. Pedro Luís Büttenbender, “ as confirmações a FEPAGRO, concretizam as prioridades elencadas pela região e valorizam a iniciativa do PACTO NOROESTE, que está aumentando a capacidade de mobilização e encaminhamentos na região. Quem ganha é o Encontro Estadual de Hortigranjeiros, os produtores de Hortigranjeiros e toda a região”.


Em reunião conjunta na tarde de 14.04.09, a EMATER RS renovou o apoio estratégico ao Encontro Estadual de Hortigranjeiros. O encontro foi articulado pelo Gerente Regional da Emater, Sr. Aldo Schmidt.


Na oportunidade da Reunião, foi definido que a Emater vai apoiar o Hortigrangeiros na participação no HORTISERRA que acontecerá em Caxias do Sul. Foi acertado um amplo termo de cooperação regional, com o apoio e participação das principais entidades locais-regionais. Também foi de consenso do grupo, a importância de uma Central Regional de Comercialização e Câmara para estocagem de produtos hortifrutigranjeiros. De acordo com Edson Gross, “a  Emater é co-promotora do Encontro Estadual do Hortigranjeiros, e o sucesso é resultado do grande comprometimento das equipes da Emater, da Prefeitura e da Aprhorosa, e o apoio de diversas outras entidades”.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com