skip to Main Content

Escolas se mobilizam em gincana que resgata a história de Santa Rosa

 

A Comissão de Educação do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promove a partir desta segunda-feira (26/06), a Gincana Papo 90, que busca resgatar a história de Santa Rosa no ano em que se comemora os 92 anos de emancipação política administrativa. Participam da gincana estudantes dos 9º anos de 11 escolas da rede pública municipal, duas escolas da rede pública estadual e três escolas da rede privada, envolvendo diretamente aproximadamente 600 estudantes, que conhecerão mais sobre sua própria história ao resgatar as raízes do município.

Serão cinco atividades relacionadas a episódios do Projeto Papo 90 – Resgatando nossa história, idealizado pelo Hortigranjeiros e disponíveis no canal do Youtube, a partir do qual entrevistados resgatam diferentes segmentos e personagens do município. O primeiro desafio, lançado nesta segunda-feira, será baseado na entrevista de Teresa Christensen, que aborda o tema “Das raízes missioneiras à fundação de Santa Rosa”.

Os demais desafios serão divulgados semanalmente. A escola deverá exibir o episódio para todos os estudantes dos 9º anos participantes, com explicação e debate sobre o tema. Após a exibição de cada episódio, um grupo de estudantes representando cada escola deverá se deslocar até um local histórico da cidade, relacionado ao episódio estudado, e realizar um registro fotográfico no local. Os materiais serão publicizados nas redes das escolas, com a marcação dos perfis da Prefeitura e do Hortigranjeiros.

O coordenador da Comissão de Educação, Gustavo Wohlenberg, explica que as atividades relacionadas aos episódios não terão caráter competitivo, todas as escolas que cumprirem a atividade pontuarão igualmente, e serão determinantes para a participação no desafio final, que ocorre no dia 11/08, durante o Encontro Estadual de Hortigranjeiros.  Nesta data, a partir das 14h, as escolas que cumprirem todas as etapas anteriores estarão credenciadas para participar dos Jogos Coloniais, organizados pelo Conselho Municipal da Juventude (Comjuve), em parceria com a Emater/RS-Ascar.

A pontuação alcançada pelas escolas nos jogos coloniais será somada à pontuação da Gincana Papo 90 e determinará a classificação geral. Serão premiadas, as seis escolas com maior pontuação, de acordo com essa classificação, com valores entre R$ 400,00 e R$ 1.500,00.