skip to Main Content
Dia Do Estudante é Celebrado No Hortigranjeiros Com Jogos Coloniais

Dia do Estudante é celebrado no Hortigranjeiros com Jogos Coloniais

Foto: José Schafer

 

Diversas atividades celebraram, nesta sexta-feira (11/08), o Dia do Estudante, durante o Encontro Estadual de Hortigranjeiros. Mais de dois mil estudantes, sendo 1,5 mil da rede pública municipal de ensino, participaram da programação realizada no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa. Entre elas, os Jogos Coloniais, culminância da Gincana Papo 90.

Participaram da gincana, incluindo os jogos coloniais, estudantes dos 9º anos de 11 escolas da rede pública municipal, duas escolas da rede pública estadual e três escolas da rede privada, envolvendo diretamente, aproximadamente, 600 estudantes, que conheceram mais sobre sua própria história ao resgatar as raízes do município.

A Comissão de Educação do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, deu início à Gincana no mês junho, envolvendo cinco episódios do projeto Papo 90 – Resgatado nossa história, disponível no YouTube. Os estudantes acompanharam um episódio semanal, debateram sobre o tema e fizeram registros fotográficos junto a locais históricos relacionados com o que aprenderam. Os materiais foram publicizados nas redes das escolas, com a marcação dos perfis da Prefeitura e do Hortigranjeiros.

O coordenador da Comissão de Educação, Gustavo Wohlenberg, explica que as atividades relacionadas aos episódios não tiveram caráter competitivo, sendo que todas as escolas, que cumpriram as atividades anteriores, pontuaram igualmente. O desempate ocorreu com os Jogos Coloniais, organizados pelo Conselho Municipal da Juventude (Comjuve), em parceria com a Emater/RS-Ascar.

Na avaliação de Wohlenberg, o resgate cultural e a integração entre jovens de diferentes pontos do município permitiu que todos que participaram ganhassem de alguma forma. Entre as modalidades disputadas estiveram, cabo de guerra, bolãozinho de mesa, corrida do saco, jogo da lata e debulha de milho.

Foram premiadas as seis escolas com maior pontuação, de acordo com essa classificação, com valores entre R$ 400,00 e R$ 1.500,00. Com isso, receberam a premiação: Escola Estadual Bráulio de Oliveira (1º lugar), EMEF Civico Militar Cel Raul Oliveira (2º), EMEF Pedro Speroni (3º), EMEF Princesa Isabel (4º), EMEF Nossa Senhora da Glória (5º) e EMEF Prof. Francisco Xavier Giordani (6º).