skip to Main Content

 

9 de outubro – Quarta-feira

10h – Abertura dos Pavilhões
Abertura Oficial da Mostra Tecnológica
Visita Guiada à Mostra Tecnológica
19h – Semana Acadêmica do Eixo de Alimentos IFFAR
20h – Show com “Os Serranos” – Palco da Cultura
22h – Fechamento dos Pavilhões

10 de outubro – Quinta-feira

9h – Abertura dos Pavilhões
10h – Palestra Técnica sobre Leite – Casa do Leite. Promoção: Comissão de Pecuária.
(Nutrição Animal – Camera; Genética – Valor Agronegócio; Celebração com Expositores e Almoço)
10h – Visita Guiada à Mostra Tecnológica
13h30 – Seminário Regional do Cooperativismo
19h – Semana Acadêmica do Eixo de Alimentos IFFAR
20h – Show com “Os Atuais” – Palco da Cultura
22h – Fechamento dos Pavilhões

11 de outubro – Sexta-feira

9h – Abertura dos Pavilhões
10h às 22h – Semana Acadêmica do Eixo de Alimentos IFFAR
Visita Guiada à Mostra Tecnológica
14h 30min – Abertura oficial com presença de autoridades
16h – Palestra/Oficina com Musical “Monte Carlo” – Palco da Cultura
19h – Semana Acadêmica do Eixo de Alimentos IFFAR
20h – Show com Musical “Monte Carlo” – Palco da Cultura
22h – Fechamento dos Pavilhões

12 de Outubro – Sábado

9h – Abertura dos Pavilhões
10h – Início das Atividades do Hackathon do Horti
10h – Início dos Voos de Helicóptero

À tarde
– Atividades do 19º RCMec voltadas às crianças (durante todo o dia)
– Intervenções artísticas em homenagem às crianças
22h – Fechamento dos Pavilhões

13 de Outubro – Domingo

9h – Abertura dos Pavilhões
10h – Início dos Voos de Helicóptero
10h – Encerramento das Atividades e Premiação do Hackathon do Horti
18h – Encerramento oficial do Hortigranjeiros

ATRAÇÕES PERMANENTES

AGROINDÚSTRIA E HORTIGRANJEIROS

No pavilhão 12, com 1.400m2, poderão ser conferidos os produtos de mais de 70 produtores de hortigranjeiros e agroindústrias, de Santa Rosa e de todo o Estado. O Pavilhão da Agroindústria e Hortigranjeiros revela a diversificação de produção, tanto na área animal, como vegetal, ao disponibilizar para comercialização mais de 200 produtos diferentes, legalizados e de qualidade garantida para os visitantes.

ECONOMIA SOLIDÁRIA

A Economia Solidária estará presente no 33º Hortigranjeiros com a apresentação de trabalhos em artesanato como patchwork, crochê, tricô, bordados, amigurumi, frivolite, trabalhos em madeira, porongos, telhas, adesivos de unha e confecção de bijuterias.

FLORICULTURA

O pavilhão de floricultura estará repleto de belezas e cores. Os expositores representam o potencial da floricultura na região e no Estado, em um espaço exclusivo, em que podem ser conferidas mudas de plantas nativas e frutíferas, alternativas para jardinagem, sombra e arborização urbana, entre outras opções.

INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Nesta edição os visitantes podem conferir no Pavilhão 1, empresas da linha moveleira, estofados, internet, móveis, colchões e enxovais, cosméticos, instituições de ensimo, prestação de serviços, rede imobiliária, óculos e armações e utilidades para casa e telefonia. Já no pavilhão 3 haverá expositores dos segmentos de confecções, calçados, linha fitness, moda íntima e acessórios.

No pavilhão, que antes abrigava a praça de alimentação, estarão expostas confecções adultas e infantis, colchões magnéticos e ortopédicos, bolsas e acessórios, moda íntima, acessórios fitness, brinquedos, calçados, móveis rústucos e estofados.

Já na área externa podem ser conferidos equipamentos para agroindústria, máquinas e implementos agrícolas, metalúrgicas, cooperativas, movéis rústicos, segmentos na área do leite, piscinas e acessórios, concessionárias de veículos e motocicletas, caminhões, brinquedos e ervateira.

PEQUENOS ANIMAIS E MEIO AMBIENTE

No pavilhão 5 estarão expostos animais de pequeno porte como cães, peixes, coelhos, hamsters e gatos, assim como produtos e acessórios para o seus cuidados. O pavilhão dos pequenos animais também carrega a curiosidade de ser um dos espaços mais procurados pelas crianças, que podem visitar o local para conhecer ou adquirir um animal de estimação.

PLANTAS MEDICINAIS

Em um ambiente amplo e agradável, é organizada junto ao Pavilhão 12, exposição de plantas condimentares, terapêuticas e aromáticas, que podem ser cultivadas e encontradas na região, destacando diferentes tipos de uso e manejo.

Além de apresentar a diversidade de plantas existentes e suas possibilidades de aproveitamento, também são abordados seus benefícios e tecnologias de cultivo.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

A inovação será a grande marca do 33º Encontro Estadual de Hortigranjeiros. Em um espaço de 1.000m2, a Mostra Tecnológica foi projetada para ser um espaço diferenciado, onde estarão expostas as mais modernas tecnologias para rentabilizar a propriedade rural, com soluções tecnológicas desde o pré-plantio até a transformação da matéria-prima para comercialização.

A maratona Hackathon, coordenada pela Agência de Desenvolvimento, será outra atração. Norteada pela busca de soluções para desafios voltados à diversificação das atividades agrícolas, a Hackathon terá 24 horas, com início na manhã do sábado (12/10). O desafio será lançado a empreendedores, acadêmicos de diferentes áreas e programadores, que concorrerão a uma premiação.

ARTESANATO

Nesta edição do Hortigranjeiros, o setor de artesanato traz uma infinidade de trabalhos e produtos confeccionados por mais de 65 artesãos nas técnicas de madeira, tecido, fios, couro, fibras, pedras, cutelaria, entre outras. São trabalhos delicadamente produzidos para encantar a todos.

PECUÁRIA

A Comissão de Pecuária traz para o Parque de Exposições a Mostra da Pecuária, onde serão apresentados ao público novilhas e terneiras de raças leiteiras e animais de corte.
A proposta central é estimular a atividade pecuária local e regional, o desenvolvimento técnico e a qualidade genética do rebanho como também mostrar e celebrar a produção pecuária regional.

SHOWS, CULTURA E TURISMO

O público do Hortigranjeiros terá a oportunidade de prestigiar apresentação de grupos de música, canto e dança, coloniais e urbanos, A Comissão também pretende contar a história e a formação social, cultural e econômica de nossa cidade, através da exposição “A Minha Santa Rosa”, e da realização de jogos coloniais, promovendo assim, a integração da comunidade local e regional.

GASTRONOMIA

O 33º Hortigranjeiros oferece aos visitantes e expositores a tradicional gama de sabores das agroindústrias no Pavilhão 12 e também os mais variados tipos de lanches tradicionais da região, neste ano, com ampliação dos pontos de alimentação, em locais estratégicos distribuídos pelo Parque. Haverá refeições completas servidas no restaurante central e almoços e jantares típicos a cargo das etnias na Praça das Nações, junto ao Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson.

USO E APROVEITAMENTO DE PRODUTOS HORTIGRANJEIROS

No que se refere à Cozinha Experimental do Hortigranjeiros, a Comissão de Uso e Aproveitamento de Produtos Hortigranjeiros oferecerá, durante todos os dias da feira, oficinas culinárias de aproveitamentos de produtos hortigranjeiros e flores comestíveis. A ideia é fazer com que os visitantes sintam-se convidados a elaborar as receitas e gratuitamente levarem um livro com a coletânea de todas as receitas preparadas na Cozinha Experimental. As oficinas culinárias envolverão todos os públicos, dos mais experientes às crianças, com receitas que podem ser preparadas facilmente instigando todos os visitantes na adoção de hábitos alimentares saudáveis e que fazem parte da cultura gastronômica regional.

Para a execução das atividades conta com a parceria da Emater/RS-Ascar, Coopermil e Assessoria de Políticas para Mulheres.

INFRAESTRUTURA

O Parque Municipal de Exposições, que possui uma área de 47 hectares, será preparado para bem receber os mais de 550 expositores e 100 mil visitantes aguardados nos cinco dias do evento, com adaptações na infraestrutura elétrica, hidráulica e de internet, bem como montagem de estandes regularizados de acordo com o Plano de Prevenção de Incêndio (PPCI).

Na parte interna do Parque há 3.500 vagas de estacionamento, distribuídas em um amplo espaço arborizado.

Para garantir a segurança dos visitantes, todo o movimento no Hortigranjeiros será monitorado por mais de 50 câmeras, disponibilizadas por empresa privada contratada pela feira e pela Brigada Militar.

Para a segurança, uma empresa privada será responsável por serviços de vigilância, com aproximadamente 70 profissionais atuando durante o dia e a noite.
Parque de Diversões. Uma das atrações que garante o entretenimento do público visitante do 33º Hortigranjeiros é o Parque de Diversões, com diversos brinquedos, como kamikaze, swing dance, tornado, barco pirata e carro choque.

Helicóptero

Que tal um passeio de helicóptero durante o Hortigranjeiros? A oportunidade é resultado da parceria da feira com a Bottoli Veículos. Durante a feira, o helicóptero vindo do Paraná fará voos panorâmicos sobre o parque de exposições e o centro de Santa Rosa. A empresa segue todas as normas de segurança determinadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

RÁDIO PARQUE

Quem passar pelo Parque de Exposições durante os cinco dias de feira terá a oportunidade de mais uma vez conferir o resultado da parceria entre o evento e o curso técnico em Publicidade do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairu, de Santa Rosa. A programação da Rádio Parque leva informação e entretenimento aos mais de 100 mil visitantes da feira.

Os estudantes, com o apoio da coordenação e professores do curso, são responsáveis pela produção de vinhetas, boletins e spots para rádio, bem como pela locução ao vivo, programação musical e vendas de espaços publicitários.