skip to Main Content

Palavra do Presidente

Uma saudação especial a todos!


Queremos iniciar agradecendo nossos patrocinadores pilastras do Hortigranjeiros: ao SICREDI, que é nosso parceiro a várias edições. O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA. Registramos um agradecimento ao Deputado Orlando Desconsi pelo seu empenho em Brasília, que fez com que nosso projeto, em parceria com a Prefeitura Municipal, fosse prioridade no Ministério. Da mesma forma um agradecimento especial ao Arthur Lorentz, pelo seu apoio ao nosso hortigranjeiros. Portanto, ao SICREDI, ao MAPA e a SULGÁS, nossa gratidão. Também agradecer com especial atenção a Caixa RS, ao BANCO DO BRASIL, o BANRISUL, instituições de crédito da mais alta eficiência, também parceiras já a vários eventos. A AVIPAL, a COTRIROSA, COOPERMIL, COOPERLUZ, as Ervateiras Vier e Rei Verde, uma gratidão muito especial. As que se somaram este ano, ADEMAR Móveis, CAMERA Alimentos, e a AGPTEA – Associação Gaúcha dos Professores Técnicos de Ensino Agrícola, que entenderam o objetivo do Hortigranjeiros e vieram ao nosso encontro. São estas parcerias, que subsidiam espaços, disponibilizam atrações e novidades, além de permitir que todos tenham ingresso gratuito ao parque.


Preciso também fazer uma menção aos promotores: A EMATER/ASCAR, que presta assistência técnica e orientação com muita competência aos nossos produtores. A Prefeitura Municipal de Santa Rosa, muito importante neste processo, que colocou a disposição toda sua estrutura. E, a nossa APRHOROSA, que é a razão principal do encontro, um carinho muito especial.


Um agradecimento também a imprensa, pelo apoio, que nos prestou na divulgação, levando a nossa mensagem.


E, também ao grupo maravilhoso, da Comissão Central, que de forma voluntária, se doou com garra e determinação para que tudo saí-se da melhor maneira. Com certeza, o esforço foi recompensado.


O Encontro Estadual de Hortigranjeiros, este na sua 22º edição, pela primeira vez foi realizado no ano de 1983. Ele tinha o objetivo de proporcionar oportunidades de negócios aos produtores de hortigranjeiros, ao artesãos, empresas dos segmentos da indústria, comércio e serviços e produtores rurais.


A cada edição realizada houve grandes e significativos avanços, em número de expositores, visitantes e volume de comercialização. Tornou-se uma multifeira. Não perdeu seu objetivo e característica principal, pelo qual o originou: os produtores de hortigranjeiros.


O Hortigranjeiros tem hoje como objetivo proporcionar a busca de alternativas, a difusão de tecnologias para o desenvolvimento, o fortalecimento e profissionalização da Agropecuária, da Indústria e do Comércio, através do estímulo à produção, à industrialização, comercialização, com ampliação da matriz produtiva, tendo como meta, a geração e qualificação de mão de obra, a agregação de valores, a Integração Inter-Institucional, a formação de novas lideranças e a participação voluntária e social.


Aos produtores queremos dizer: sabemos das dificuldades de produzir, da baixa remuneração, da dificuldade de comercialização. Mas, sabemos que o que produzem é de qualidade, e tem o empenho e a dedicação da família, com certeza com muito amor. Resistam sempre, mantenham a alegria e esperança, fortalecendo as raízes, colhendo bons resultados, através de vossas virtudes, força de trabalho e competência.


Nossa região é de característica historicamente minifundiária, e por conseqüência desenvolve uma agricultura familiar. Precisamos fortalecê-la , proporcionando alternativas economicamente viáveis, que segure nosso homem no campo, produzindo alimentos, e não engrossando a força de trabalho na cidade, aumentando o desemprego.


Alternativas que poderão ser vistas, de 30 de novembro a 2 de dezembro de 2005, durante o 4º Hortishow, organizado pelo 22º Hortigranjeiros, na Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste, onde os produtores, técnicos e estudantes, poderão buscar novidades e informações tecnológicas, na área de horticultura.


Damos especial atenção aos nossos pequenos produtores de hortigranjeiros, junto com o setor de floricultura, no Pavilhão 12. Neste mesmo local somou-se a agroindústria, tão importante quando se fala na agregação de valores na produção. Todos com um destaque especial, com o intuito que existe maneiras para buscarmos soluções para o meio rural. A Feira da Terneira, com participação das raças Jersey e Holandês, também foi importante para incrementar ainda mais a produção leiteira. Os animais foram de excelente qualidade, segundo os julgadores. No Gado de Corte tivemos expostos animais da raça Brahman, premiados na Expointer.


Este ano talvez fosse impróprio para realização de encontros como este. Convivemos com a maior estiagem dos últimos 40 anos. Tivemos perdas irrecuperáveis, nos grãos, no leite,nos hortigranjeiros, entre outros. Mas, isto não fez com que fracassássemos na luta da busca por soluções.


Nossas energias fizeram com que buscássemos forças e conseguimos, resultado da resistência, realizando um maravilhoso encontro.


Sucesso medido pelo público de mais de 60.000 visitantes e pelo bom volume de comercialização, ultrapassando os três milhões de reais. Graças ao trabalho da valorosa equipe, qualificada, que com garra e determinação, agregados e unidos com um só objetivo.


Segundo pesquisa feita com os expositores, todos mostraram sua satisfação, embora o mau tempo imperasse nos primeiros dias. Os resultados desta pesquisa, após análise, deverão ser subsídios para qualificar ainda mais o Hortigranjeiros em 2006.


Além da estiagem que nos assolou, tivemos uma perda humana irreparável. A partir dessa edição não temos mais a presença daquele que foi o mentor do Hortigranjeiros. A vida as vezes nos prega fatos que não gostaríamos que acontecessem entre os nossos familiares e amigos. Temos que assimilar esta perda irreparável. É a vontade Divina. Ao nosso saudoso mestre Éclair Kruger Moraginski, grande amigo, parceiro e consultor, incansável batalhador deste evento, nossa gratidão, temos a certeza que, lá de cima, está sorrindo presenciando o grande sucesso. Valeu Mestre Éclair! Muito obrigado a todos.


Atanagildo G. RoratoPresidente 22º Hortigranjeiros.