skip to Main Content

Atividade leiteira recebe destaque durante Dia de Campo no 30º Hortigranjeiros

Mais de 500 produtores de leite, vindos de 17 municípios do Noroeste gaúcho, prestigiaram o Dia de Campo sobre Atividade Leiteira nesta sexta-feira (04/10), durante o 30º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, em Santa Rosa. Outra edição da capacitação, promovida pela Emater/RS-Ascar, já havia sido realizada nessa quinta-feira (03/10), com a participação de mais de mil agricultores familiares da região.

Os participantes puderam conferir orientações sobre a criação da terneira; criação da novilha; qualidade e tipo de forragens; e qualidade do leite.

Além disso, em estação específica, técnicos das Embrapas Clima Temperado, de Pelotas, e Uva e Vinho, de Bento Gonçalves compartilharam informações sobre cultivares de batata-doce, videira e capim elefante anão, e seus respectivos manejos.

Fitoterapia e atividade leiteira

Durante o Dia de Campo, receitas caseiras, à base de plantas comuns nas propriedades rurais, para o manejo de animais da região também foram compartilhadas. Nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar podem ser conferidas mais de mil receitas fitoterápicas para o manejo de gado leiteiro, no que tange à prevenção e ao tratamento de infecções e doenças.

Uma das propostas apresentadas é a receita de desinfetante pós-ordenha (pós dipping). Segundo a assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Vanessa Gnoatto, é uma receita simples, eficaz e de baixo custo. Basta ferver 200 gramas de carqueja e oito colheres de semente de linhaça em 2,5 litros de água. Logo após ferve-se a composição durante 15 minutos até dar viscosidade. Deve-se coar ainda bem quente para obter calda. Pode-se, ainda, adicionar 200 ml de iodo até chegar a uma mistura homogênea e viscosa. Deve-se armazenar em garrafas escuras ou na geladeira.

Esta mesma fórmula, mas sem a linhaça, pode ser usada para mergulhar e desinfetar os tetos antes da ordenha.