skip to Main Content
34º Hortigranjeiros: Encontro Regional De Jovens Rurais Marca Programação Do Dia Mundial Da Juventude

34º Hortigranjeiros: Encontro Regional de Jovens Rurais marca programação do Dia Mundial da Juventude

 

No Dia Mundial da Juventude, celebrado neste dia 12 de agosto, representantes vindos de diferentes pontos da Fronteira Noroeste e Missões participaram do Encontro Regional de Jovens Rurais. Inserido na programação do Encontro Estadual de Hortigranjeiros, evento que segue até este domingo (13/08), em Santa Rosa, o Encontro foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Associação Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Grande Santa Rosa, 17ª Coordenadoria Regional de Educação, Casa Familiar Rural Filhos da Terra, Cresol, Sicredi e Sicoob, com o apoio de diversas Instituições de Ensino.

A iniciativa de promover intercâmbio de conhecimentos, ouvir demandas e fomentar a organização comunitária e social reconhece a importância da valorização dos jovens rurais, sendo que é sobre eles que recaem importantes responsabilidades como da sucessão familiar, da gestão, da inovação, da produção de alimentos.

Na primeira oficina, a extensionista da Emater/RS-Ascar de Alecrim, nutricionista Leonice Kreutz, orientou sobre a relação de alimentação e qualidade de vida. Na sequência, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, médico veterinário Jorge João Lunardi, conduziu a explanação sobre a agroindústria como potencial de geração de renda no meio rural, com participação da jovem Caroline Finger que relatou a relação de sua família com o meio rural e o gerenciamento de uma agroindústria familiar.

Oportunidade de olhar para o futuro de uma forma mais segura, o painel sobre educação financeira contou com a participação das cooperativas de créditos e jovens associados. Representando a Cresol, Eliar Marieli da Silva e Caroline Finger, o Sicredi, Deise Mayrer da Rosa e Jaqueline Aleknovic, e o Sicoob, Douglas Rafael Dalago e Jaime Roberto Fabrício.

Em um painel interativo, mediado pela representante da Casa Familiar Rural Geanine Rambo, os jovens rurais apresentaram suas perspectivas com relação ao que discutiram no evento e ao seu futuro.

 

Vinda de Gramado, a agricultora Cassi Moranguete, conduziu a palestra “Jovens no Campo, uma nova realidade”. A proprietária da agroindústria Doces Augsten (geleias e doces cremosos de frutas por ela produzidas) e empreendedora de turismo rural (Vovó Lucena Platz) em meio a morangos, no município de Gramado, encantou ao público com sua história repleta de desafios e superações como de grande parte das mulheres rurais. Também inspirou com ideias diferentes que podem ser adaptadas à realidade de Santa Rosa, onde tem crescido o número de agroindústrias e de empreendimentos de turismo rural.

Entre as lideranças que prestigiaram o ato e salientaram esta importância de valorizar e respeitar os jovens rurais estiveram o vice-presidente do 34º Hortigranjeiros, Euclides Spies, a assistente técnica estadual da Emater/RS-ascar Clarice Bock e assistente técnica regional Lisete Primaz, representante da Comissão de Jovens da Associação Regional dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais da Grande Santa Rosa, Leonardo Kieling, representante da 17ª Coordenadoria Regional de Educação, Daniela Roque, representante da Casa Familiar Rural Filhos da Terra Geanine Rambo, assim como representante das cooperativas de crédito Cresol, Eliar Marieli da Silva, Sicredi, Deise Mayrer da Rosa, e Sicoob, Douglas Rafael Dalago.