A Cozinha Experimental do 32º Encontro Estadual de Hortigranjeiros foi o ponto de encontro de extensionistas sociais da Emater/RS-Ascar, nesta quarta-feira (11/10), no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa. O momento foi de discussão e troca de experiências de ações que estão sendo desenvolvidas por meio do Programa Regional de Segurança e Soberania Alimentar promovido pela Instituição.

O programa busca promover uma alimentação mais segura e saudável, disseminação de tecnologias que facilitem o trabalho e ampliem a produtividade e valorize a produção de alimentos para autoconsumo. “Em suma, busca promover a autossuficiência, segurança alimentar, renda, saúde e qualidade de vida às famílias rurais”, destaca a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, na área social, Vanessa Gnoatto. Os conhecimentos compartilhados e as receitas elaboradas neste encontro serão apresentados às famílias assistidas pela Emater/RS-Ascar.

A diversificação da alimentação, valorizando alimentos que podem ser produzidos em propriedades da agricultura familiar da região e até mesmo em hortas urbanas, esteve presente nas receitas elaboradas como o bolo de banana, bolo salgado de couve, sorvete de banana e morangos, suco de couve com mação, laranja, cenoura e mel, bolo de banana integral, bolo doce com folhas de couve, bolo salgado de abobrinha, mini pizza crocante de abobrinha, palito crocante de abobrinha, pernil assado, bolinho de carne suína e codeguim, um embutido com carne suína.

A partir de amanhã (12/10), oficinas culinárias gratuitas serão oferecidas também ao público do 32º Hortigranjeiros. Neste dia, a programação será especial, com oficinas culinárias apresentadas por crianças e voltadas às crianças. Serão apresentados pratos coloridos e decorados como a cestinha multicores, o peixe divertido, o picolé de banana e o sorvete de frutas.

As oficinas culinárias são promovidas pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Coopermil e a Assessoria de Políticas para Mulheres vinculada ao Gabinete do Prefeito. As receitas com produtos hortigranjeiros serão preparadas diariamente às 10h30 e às 15h30, no espaço da Cozinha Experimental.

Segundo a ATR, Vanessa Gnoatto, que coordena a Comissão de Uso e Aproveitamento de Hortigranjeiros do evento, não há necessidade de inscrição prévia para participação nas oficinas que terão duração média de 30 minutos. Ao final será distribuído material com as receitas apresentadas.

Bolo de banana, bolo salgado de couve, sorvete de banana e morangos e suco de couve com maçã, laranja, cenoura e mel são as receitas que estão na programação de sexta-feira (13/10).

Já no sábado (14/10), quem passar pela Cozinha Experimental poderá conferir ideias de elaboração de águas aromatizadas e de sal temperado.

No domingo (15/10) a programação encerra com receitas de bolo de banana integral, bolo doce com folhas de couve, bolo salgado de abobrinha, mini pizza crocante de abobrinha e palito crocante de abobrinha.

Além das oficinas culinárias, os visitantes podem conferir uma cozinha que remete aos tempos da colonização da região e que está à disposição do público visitante para o registro de fotografias, inclusive com figurinos específicos.

Realização

                

 

Patrocínio

                                                                                                                              

Apoio

                                                                                

Produtor Cultural