Entre as novidades do 32º Encontro Estadual de Hortigranjeiros está a Mostra Tecnológica da Agricultura Familiar, espaço que apresenta novidades disponíveis no mercado voltadas ao setor agropecuário. Nela, o público visitante da feira, que acontece de 11 a 15/10 no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, pode conferir tecnologias disponíveis no mercado, focadas na agricultura familiar e, de modo especial, na produção de hortigranjeiros. Na quarta-feira, 11/10, será realizada a abertura oficial da Mostra, a partir das 10h.

As atrações da Mostra podem ser conferidas em frente à Casa do Leite e ao lado do Hortishow, área destinada especificamente para produtos voltados à produção e manejo de hortigranjeiros. Já a Mostra Tecnológica busca resgatar o espírito inovador da região, cultivado já pelos colonizadores que procuraram adaptar formas de produção e que evoluiu com as demais gerações, facilitando as condições de trabalho e ampliando a produtividade.

O coordenador da Mostra e administrador da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Marcos Servat, destaca que “a ideia é dar um primeiro passo para avançar diante de um potencial ecossistema que temos em nossa região, que envolve a produção de alimentos com autores da agricultura familiar, polo metal mecânico, incubadoras de universidades, empreendedores e startups. Queremos para os próximos anos desenvolver eventos permanentes para promovermos este ecossistema e assim aprimorarmos as ideias, as necessidades e a viabilidade do desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a agricultura familiar”, destaca.

Entre as tecnologias que podem ser conferidas estarão um sistema hidropônico com circulação inteligente de solução, sistema de carga fotovoltaico isolado, plantadeira de hortaliças, plantadeira de mandioca, GPS rural, aerador chafariz, tratador automático flutuante para peixes e homogeneizador de dejetos.