A Emater/RS-Ascar em parceria com a Coopermil e a Assessoria de Políticas para Mulheres vinculada ao Gabinete do Prefeito promovem oficinas culinárias gratuitas de 12 a 15/10, durante o 32º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, em Santa Rosa. As receitas com produtos hortigranjeiros serão preparadas diariamente às 10h30 e às 15h30, no espaço da Cozinha da Soja.

Segundo a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, na área social, Vanessa Gnoatto, que coordena a Comissão de Uso e Aproveitamento de Hortigranjeiros, não há necessidade de inscrição prévia para participação nas oficinas que terão duração média de 30 minutos e, ao final, será distribuído material com as receitas apresentadas. O atrativo está inserido em uma proposta maior executada pela Emater/RS-Ascar, o Programa Regional de Segurança e Soberania Alimentar, e busca promover um espaço de interação, valorização dos alimentos da agricultura familiar, promoção de uma alimentação mais segura e saudável e resgate de conhecimentos locais.

Na quarta-feira (11/10) será promovida uma troca de experiências entre extensionistas sociais da Emater/RS-Ascar, das receitas que serão apresentadas nos dias 13 e 15/10: bolo de banana, bolo salgado de couve, sorvete de banana e morangos, suco de couve com mação, laranja, cenoura e mel, bolo de banana integral, bolo doce com folhas de couve, bolo salgado de abobrinha, mini pizza crocante de abobrinha, palito crocante de abobrinha, pernil assado, bolinho de carne suína e codeguim, um embutido com carne suína.

No dia 12/10 a programação será especial, com oficinas culinárias apresentadas por crianças e voltadas às crianças. Serão apresentados pratos coloridos e decorados como a cestinha multicores, o peixe divertido, o picolé de banana e o sorvete de frutas.

Bolo de banana, bolo salgado de couve, sorvete de banana e morangos e suco de couve com maçã, laranja, cenoura e mel são as receitas que estão na programação de sexta-feira (13/10).

Já no sábado (14/10), quem passar pela Cozinha Experimental poderá conferir ideias de elaboração de águas aromatizadas e de sal temperado.

No domingo (15/10) a programação encerra com receitas de bolo de banana integral, bolo doce com folhas de couve, bolo salgado de abobrinha, mini pizza crocante de abobrinha e palito crocante de abobrinha.

Além das oficinas culinárias, a Comissão de Uso e Aproveitamento de Hortigranjeiros irá montar uma cozinha que remete aos tempos da colonização da região e que estará à disposição do público visitante para o registro de fotografias, inclusive com figurinos específicos.