skip to Main Content
Agricultores Da Região De Santa Rosa São Beneficiados Com Entrega De Sementes Orgânicas

Agricultores da região de Santa Rosa são beneficiados com entrega de sementes orgânicas

Em ato realizado na Casa da Emater/RS-Ascar, durante a programação do 31º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, cooperativas e agricultores da região de Santa Rosa foram beneficiados com a entrega de sementes orgânicas, nesta quinta-feira (08/10). A elaboração do projeto foi resultado de uma ação conjunta entre Emater/RS-Ascar, Associação Regional de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa (Arede) com o apoio de Cooperativas da Agricultura Familiar da Região, administrações dos municípios envolvidos, Casa Familiar Rural de Santo Cristo, IFF – Campus de Santa Rosa e Embrapa Clima Temperado, de Pelotas. Com o aporte do Banrisul, foi possível adquirir as sementes que serão disseminadas em propriedades da agricultura familiar com o foco na produção de orgânicos.

31HortiEntregaSementes20151009

O público a ser beneficiado com o projeto Sementes 2015, do Grupo Estratégico de Gestão Socioambiental do Banrisul, é formado por 39 famílias da agricultura familiar com certificação de conformidade orgânica de seus produtos e outras 32 famílias da Agricultura Familiar em processo de conversão/transição na região de Santa Rosa. Em fase de organização se encontram mais 40 famílias da agricultura familiar, que vão compor novos grupos. O presidente da Emater/RS, Clair Tomé Kuhn, destacou que a concretização de projetos como esse representa a responsabilidade social para com diferentes públicos. “Temos que estar nas propriedades, pensar e propor alternativas, estabelecer metas de onde pretendemos chegar”, enfatizou o presidente.

Já o superintendente regional do Banrisul, Vítor Kreutz, destacou a valorização do trabalho desenvolvido pelos agricultores da região, salientando a importância de produzir os alimentos de forma orgânica, “o que só vem em benefício de uma alimentação mais saudável e da qualidade de vida dos produtores e consumidores”.

A tecnóloga em Desenvolvimento Rural da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Marita Minetto, que contribuiu na elaboração do projeto, explica que com a distribuição das sementes a intenção é proporcionar aos agricultores familiares uma forma de diversificação de cultivos, redução de custos com a aquisição de sementes e incentivo à utilização e à propagação de sementes orgânicas.

Entre as demais lideranças que participaram do ato estiveram o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Luiz Nelmo de Menezes Vargas, gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, José Vanderlei Waschburger, os representantes da Arede, Airton Rodrigues da Silva e Ademir Amaral, presidente do 31º Hortigranjeiros, Neida Fröhlich, supervisor de crédito rural do Banrisul, Antônio Paulo Mizdal, e o coordenador da Chamada Pública da Agroecologia e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, na área de produção vegetal, Gilmar Vione.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com