skip to Main Content
Espaço De Plantas Bioativas Chama A Atenção No Pavilhão 12

Espaço de Plantas Bioativas chama a atenção no Pavilhão 12

Além da comercialização de agroindústria e hortigranjeiros, outro atrativo do Pavilhão 12 do Encontro Estadual de Hortigranjeiros tem chamado atenção do público. Em um ambiente amplo e agradável, a Emater/RS-Ascar organizou uma exposição de plantas condimentares e aromáticas, que podem ser cultivadas e encontradas na região, destacando diferentes tipos de uso e manejo.

A assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Lisete Primaz, que coordena a Comissão de Plantas Medicinais do 32º Hortigranjeiros, destaca que o espaço está inserido no foco de educação e promoção da saúde e na diretriz estratégica da Instituição de inclusão social e produtiva e ações socioambientais.

O destaque é para a diversidade de plantas condimentares, usadas para realçar o sabor e o aspecto dos alimentos como a sálvia, o tomilho e o alecrim, e aromáticas, que possuem aroma e são capazes de sensibilizar nosso olfato de forma agradável, como a lavanda e o manjericão. “As plantas podem trazer diversos benefícios. Além de alimentar, ajudam a harmonizar, apresentam ingredientes a favor do bem-estar. É importante sabermos aproveitar o que a natureza nos oferece a favor da saúde e da qualidade de vida”, comenta a extensionista social da Emater/RS-Ascar Marina Domenighi, que ajudou a organizar o espaço.

Receitas de geleias exóticas, sal temperado caseiro e de águas saborizadas também podem ser conferidas.

Também é apresentado um sistema hidropônico simplificado para produção de alimentos para consumo da família, que pode ser aproveitada tanto no meio urbano como rural. Com a hidroponia se tem a possibilidade de cultivar a própria horta inclusive em pequenos espaços nos centros urbanos, como casas e apartamentos.

O 32º Encontro Estadual de Hortigranjeiros segue até o próximo domingo (15/10), no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson de Santa Rosa, com entrada gratuita.